Notícias do Grande ABC e região

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Terceira Idade e Educação promovem integração entre crianças e idosos.



Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) 1º de Maio e frequentadores do Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) Moacyr Rodrigues, ambos do Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul, vivenciaram uma rica troca de experiências na Integração Criança e Idoso. Na terça-feira (23/4), graças a uma parceria entre a Coordenadoria Municipal da Terceira Idade e a Secretaria Municipal de Educação, 86 estudantes, com idades entre quatro e cinco anos, conheceram as instalações do CISE, praticaram atividades físicas adaptadas e participaram de gincanas.
Para Neide Aracri, diretora da EMEI, a ação trouxe resultados positivos para ambos os lados. “Iniciativas como essa trabalham o respeito mútuo. As crianças puderam ver que os idosos de hoje não ficam em casa, mas têm vida ativa e aproveitam cada instante”, comentou. “A garotada trouxe energia e vitalidade para nós. É muito bom esse contato, pois essa faixa etária é sincera e espontânea”, avaliou Serafina Vido, de 65 anos, frequentadora do CISE Moacyr.
Isumi Higa, coordenadora do CISE, explicou que a essa integração busca promover a comunicação intergeracional e criar um elo afetivo de estima. “É uma forma de desenvolver o exercício da cidadania e dignidade. Queremos que os idosos vivam mais e que as crianças entendam, desde cedo, a importância da qualidade de vida e da promoção do bem-estar por meio de ações preventivas.”
No dia seguinte foi a vez dos adultos mergulharem na rotina infantil. Na EMEI 1º de Maio, ao lado dos pais e idosos, os alunos cantaram cantigas de rodas, entoadas por um grupo musical da Terceira Idade, e dançaram cirandas populares. “Esse contato foi muito divertido. Os meninos e meninas nos trouxeram alegria e nós doamos carinho a eles”, comparou Izabel Garcia, de 87 anos. Lucia Dal´Mas, vice-prefeita da cidade, também esteve na escola e participou das atividades.
A ação também foi aprovada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Caetano, Graça Pinheiro, que prestigiou o evento na quarta-feira (24/4). “Essa aproximação entre as gerações ressalta a importância dos pais na educação. Precisamos passar esses conceitos aos filhos e fazer com que valorizem a paciência e dedicação que os avós dão aos netos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ela é muito importante para nosso Portal