Notícias do Grande ABC e região

quarta-feira, 24 de abril de 2013

São Caetano comemora 50 anos do Bairro Prosperidade com grande festa.


Há cinco décadas um movimento de coragem dos moradores da então Vila Prosperidade deflagrou um plebiscito em que a maioria decidiu pela sua anexação ao território de São Caetano do Sul, deixando de pertencer ao município de Santo André. E para celebrar a data histórica a Prefeitura, com o apoio da Amcip (Associação dos Moradores, Comércio e Indústria do Bairro Prosperidade), preparara uma grande festa, marcada para sábado (27/4), a partir das 15h, na Praça da Riqueza, cartão-postal do local.
Serão diversas atrações culturais, recreativas, esportivas e de lazer durante nove horas de programação. Cinco shows musicais, aulas de dança, oficina de skate, apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal e cama-elástica são algumas das atividades (confira a relação completa abaixo). Haverá também área de alimentação. O prefeito, Paulo Pinheiro, participará do evento.
Além da festa de sábado, a Prefeitura intensifica nesta semana as ações de conservação do bairro. Funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos fazem a coleta de móveis e outros objetos na operação bota-fora.
 “O Bairro Prosperidade é muito importante para São Caetano, mas sua população está carente de serviços públicos. Temos o compromisso de levar igualdade de tratamento aos moradores. É isso o que vamos perseguir”, ressalta o chefe de Gabinete da Prefeitura, Eduardo Casonato.
A atenção despendida pelo poder público municipal ao Prosperidade já ganha elogios da comunidade. “Sinto apoio maior da atual administração. No início do ano conseguimos um feito histórico, que foi a implantação de abrigos nos pontos de ônibus. Já é mais do que fizeram nos últimos 30 anos”, compara o presidente da Amcip, Nilton Eugenio. “Nosso desejo é a igualdade. Com o governo presente como está, temos boa expectativa.”
História – O Bairro Prosperidade surgiu como vila em 1925, quando foi loteado por empreendedores da família Alcântara Machado. Suas ruas foram batizadas com nomes que remetem a preciosidades, como Pérolas, Cristais e Fortuna. A região foi oficializada em 1944, por decreto assinado pelo então prefeito de Santo André José de Carvalho Sobrinho.
Mesmo com a emancipação político-administrativa de São Caetano em 1948, a Vila Prosperidade permaneceu pertencente a Santo André até 1963, ano da realização do plebiscito que decidiu pela sua anexação ao território sancaetanense.
Margeado pela Avenida dos Estados, o bairro se desenvolveu sob a vocação industrial. Atualmente são cerca de 120 empresas instaladas ali, a maioria indústrias do ramo de metalurgia. O bairro possui uma Agência de Administração e Desenvolvimento, conhecida como a Subprefeitura do Prosperidade, e vai ganhar nos próximos meses sua primeira agência bancária, da Caixa Econômica Federal. 
Seus aproximadamente 4.000 moradores possuem forte ligação afetiva com o bairro, chamado carinhosamente de Prospê. Também tem tradição no futebol amador, com o SERU Jabaquara, o Leão da Vila, tendo conquistado sete títulos do Campeonato Municipal – outro clube instalado no Prosperidade, o Creua, registra uma conquista do torneio.
Confira a programação completa da festa de sábado:
15h às 16h – Oficina de skate;
16h – Apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal;
16h40 – Apresentação de bandas e fanfarras;
17h – Aula aberta de dança;
17h às 21h – Cama elástica;
17h30 – Apresentação de dança (pop);
18h – Apresentação de hip hop;
19h – Show Carlos e Crystie;
20h – Show Victor e banda;
21h – Show Grupo Aliados do Criador;
22h – Show Luke Beck;
23h – Show Grupo Samba de Dom.


Fonte: Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ela é muito importante para nosso Portal