Notícias do Grande ABC e região

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Consórcio de prefeitos discute implantação de portais de monitoramento nas divisas das cidades.


14933

Proposta prevê a instalação de portais eletrônicos nas fronteiras dos municípios, por meio de 400 câmeras em 115 pontos de maior fluxo de veículos
A reunião mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, presidida pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, nesta segunda-feira (12/8), teve como foco a proposta de instalar portais de monitoramento nas divisas das cidades da região. O projeto tem como objetivo reduzir os casos de furto e roubo de veículos e de roubo de cargas na região e foi formulado pelo Grupo de Trabalho Segurança Pública.
A previsão é investir R$ 24 milhões na iniciativa, que vem sendo elaborada desde 2012 e foi discutida durante encontro dos chefes do Executivo com o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, no dia 18 de julho. Na ocasião, o secretário estadual se comprometeu a ajudar a viabilizar o projeto.
A proposta prevê a instalação de portais eletrônicos nas fronteiras dos municípios, por meio de 400 câmeras em 115 pontos de maior fluxo de veículos. Para reduzir a incidência de crimes, os portais de videomonitoramento farão a identificação de placas de carros, detectando veículos roubados e placas clonadas.
Entre os pontos que devem receber os portais estão a região de Piraporinha (Diadema/São Bernardo do Campo), a Av. Pereira Barreto (São Bernardo/Santo André), as rodovias Anchieta, Imigrantes e Índio Tibiriçá e o Rodoanel.
Segundo o prefeito Luiz Marinho, o grupo de trabalho foi autorizado a dar sequência na formalização de pedido para obtenção de recursos junto ao Ministério da Justiça e à Secretaria de Segurança Pública do Estado. "As Prefeituras vão fazer o levantamento da rede já existente de fibra ótica em cada município, com vistas a reduzir o custo do investimento para até R$ 17 milhões. Isso também agilizará a implantação do projeto", ressaltou.
Ainda de acordo com Marinho, a central de monitoramento deverá ser instalada nas dependências da Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo, que já conta com toda a estrutura da central do município. "Estamos discutindo um convênio a ser firmado entre a Prefeitura de São Bernardo e o Consórcio para que esse espaço seja disponibilizado para a região", disse.
Mobilidade - O trabalho de consolidação do Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana na Região do Grande ABC será intensificado nesta semana pelo Grupo de Trabalho Mobilidade. O próximo passo, segundo o presidente do Consórcio, será o agendamento com a presidenta Dilma Rousseff para o anúncio da liberação dos recursos pelo Governo Federal.
Após o aval da presidenta, o Consórcio dará continuidade à viabilização dos projetos. "Algumas obras já têm contrato assinado e outras ainda precisam de contratação do projeto e licitação. São situações distintas que serão conduzidas simultaneamente para maior agilidade do plano", disse a consultora especialista em Planejamento de Transporte Urbano e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Mobilidade do Consórcio,Andrea Brisida.
O secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo, Tarcísio Secoli, também esteve presente na reunião, onde apresentou aos prefeitos da região o Sistema de Gestão Integrada de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ela é muito importante para nosso Portal