Notícias do Grande ABC e região

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Marinho assina ordem de serviço para construção da Unidade Básica de Saúde do Montanhão.



O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, assinou nesta quinta-feira (18/4), a ordem de serviço para início das obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), no Bairro Montanhão. O titular da pasta de Saúde, Arthur Chioro, além de diversos secretários municipais, representantes do Legislativo, conselheiros municipais, agentes de saúde e moradores do bairro, também prestigiaram a solenidade. Com a construção da nova unidade, o município somará 33 UBSs na cidade.
A nova unidade beneficiará cerca de 18 mil pessoas que moram nos bairros Montanhão, Cafezais, Parque Selecta 1, Baraldi e Pica-Pau. O acesso aos serviços básicos de saúde será muito facilitado para os moradores dessa região, já que atualmente eles se utilizam da UBS Selecta, mas eram obrigados a percorrer um grande trecho de morro. Por causa disso, muitos preferiam usar a UBS Silvina, mesmo sendo mais distante. A nova unidade do Montanhão também vai permitir desafogar o fluxo de pacientes nessas duas unidades.
“A construção de mais essa UBS na cidade é um reflexo de todo um processo de reestruturação que estamos implementado na cidade. Isso também inclui a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital de Clínicas que entregaremos este ano”, ressaltou o prefeito Luiz Marinho.
O prédio terá 1.015 m2 de área construída e o projeto arquitetônico prevê a instalação de salas de espera, vacinação, curativos, inalação, além de recepção, acolhimento, administração, almoxarifado, copa, cozinha, vestiários, farmácia, brinquedoteca e fraldário. Haverá ainda oito consultórios médicos, consultório odontológico com seis cadeiras, escovódromo, banheiros adaptados e salas para as equipes multiprofissionais e para uso comunitário. A entrada contará com rampa para portadores de deficiência e fachada padronizada com pórtico identificando o nome da unidade. As paredes serão decoradas com painéis fotográficos retratando personagens da comunidade e estão previstos jardins interno e externo.
Para o secretário, as Unidades Básicas de Saúde da cidade têm um papel muito importante no cuidado e na atenção preventiva da população. “Com mais essa UBS vamos desafogar o atendimento na região, como também reorganizaremos o atendimento primário nesses bairros do entorno”, lembrou Arthur Chioro.
A UBS Montanhão prestará os mesmos serviços das demais unidades básicas, tais como: consultas médicas nas áreas de clínica geral, pediatria e ginecologia, consultas de enfermagem, ações de prevenção à saúde, procedimentos odontológicos, imunizações, inalações, curativos, administração de medicamentos e reidratação oral.
Ela funcionará com a Estratégia de Saúde da Família ampliada,  composta por três equipes, com três médicos generalistas, três pediatras e três ginecologistas ou clínicos. O quadro de pessoal da UBS contará, ainda, com quatro enfermeiras,  psicólogo, 15 a 18 agentes comunitários de saúde, trabalhadores de apoio e três equipes de saúde bucal, com três dentistas, três auxiliares e três técnicos odontológicos.
Morador do bairro há mais de 20 anos, João Gonçalves da Silva Neto, fez questão de ir na solenidade que autorizou o início dos serviços. Segundo ele, essa UBS para região do Montanhão era uma reivindicação antiga da comunidade. “Temos quase 20 mil pessoas morando nesses bairros que serão beneficiadas. Felizmente o prefeito Marinho se atentou para essa nossa necessidade e trouxe essa unidade para próximo do povo”, apontou.
A obra tem prazo de conclusão estimado em oito meses e será financiada com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ela é muito importante para nosso Portal