Notícias do Grande ABC e região

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Curso de formação ambiental para professores recebe inscrições até dia 30.





Santo André, 22 de abril de 2013 – A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense está com inscrições abertas até o dia 30 de abril para a segunda edição do curso de formação de professores em educação ambiental. A iniciativa, que terá foco na questão dos recursos hídricos, é destinada a educadores dos ensinos infantil, fundamental e médio das redes pública e privada. A primeira edição – e realizado em 2012 – formou um grupo de 70 professores, que elogiaram o conteúdo por proporcionar um conhecimento mais abrangente do município, além de novas estratégias para o trabalho em educação ambiental nas escolas.
Para se inscrever basta enviar uma mensagem para o endereço eletrônicoeeambiental@santoandre.sp.gov.br informando nome completo, telefone para contato, escola em que leciona e endereço, série (s) e/ ou ano (s) que trabalha.  Todas as atividades são gratuitas. De acordo com os organizadores, o curso terá carga horária mínima de 48 horas.
A formação abordará assuntos como recursos hídricos, tratamento da água,  bacias hidrográficas e características gerais das áreas de mananciais do município, Floresta Atlântica e sua importância na manutenção dos recursos hídricos. Tratará ainda de matas ciliares, áreas de proteção ambiental, legislação e educação dentro e fora da escola, além da importância de estudos do meio como atividades para promoção da educação ambiental. Outro foco que será abordado trata de noções básicas de elaboração de projetos e outros temas relacionados ao eixo temático do projeto, que serão escolhidos juntamente com os participantes dos cursos.
A previsão é que as formações comecem entre os meses de maio e junho em locais definidos de acordo com o perfil dos inscritos. As atividades ocorrerão no período noturno e aos sábados. Além das formações estão previstas a realização de palestras, apoio técnico a projetos desenvolvidos pelas escolas participantes e divulgação dos projetos desenvolvidos por cada escola. Cada professor que participar do curso receberá um kit com uma cartilha de apoio sobre a temática dos recursos hídricos e sugestões de atividades a serem aplicadas dentro da sala de aula, jogos de tabuleiro, além de CDs interativo e com informações sobre o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, unidade de conservação do município.
O curso para professores faz parte do Projeto Escola de Formação Ambiental Billings – Plano de Educação para gestão e conservação dos Recursos Hídricos que está sendo financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Prefeitura de Santo André. Integram outros trabalhos, como a Cartilha do Morador, destinada aos habitantes da região de Paranapiacaba e Parque Andreense, e que traz informações sobre a preservação da importância das áreas de mananciais, além de tratar da legislação específica para a região, das posturas e procedimentos adequados em áreas naturais protegidas e outros temas relacionados à educação ambiental.
 Serviço
Inscrição para curso de formação de professores em educação ambienta
Destinado a educadores do ensino infantil, fundamental e médio das redes pública e privada
Inscrições até dia 30 de abril pelo endereço eletrônico: eeambiental@santoandre.sp.gov.br
Mais informações pelo telefone 11 4439-5022.
Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André e compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a área de proteção e preservação de mananciais da cidade.
Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas. 
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ela é muito importante para nosso Portal