Notícias do Grande ABC e região

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

São Bernardo dispõe de sete brinquedotecas em unidades de saúde.

As próximas cinco UPAs que serão construídas até 2012 também contarão com esse espaço, bem como todas as UBSs que serão reformadas

A Prefeitura de São Bernardo do Campo oferece sete brinquedotecas em unidades de saúde pública. Esses recantos de lazer contemplam a proposta de humanização para o setor, que é um dos pilares da política de saúde do atual governo municipal. No início desta Administração, em 2009, apenas o Pronto-Socorro Central possuía brinquedoteca. O serviço foi implantado em atendimento à lei federal 11.104 de 2005, que determina a obrigatoriedade do espaço em unidades de saúde que tenham internação pediátrica.
No local, que conta com 40 leitos pediátricos e cinco de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil, com o tempo este espaço passou a contar com o trabalho da equipe de psicologia e terapia ocupacional. As demais brinquedotecas funcionam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Vila São Pedro, Demarchi/Batistini, União/Alvarenga e Riacho Grande, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cruz e no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), inaugurado em agosto passado. As próximas cinco UPAs que serão construídas até 2012 também contarão com esse equipamento.
A primeira UBS reformada no atual governo, a do Bairro Santa Cruz, já possui o local de recreação, e outras 27 unidades básicas que serão reformadas até 2012 também ganharão esse recanto de lazer infantil. 
Atualmente, a brinquedoteca do PS Central está sob responsabilidade técnica de uma terapeuta ocupacional e recebe a assistência de psicólogos e estagiários de psicologia, sempre que necessário. "Naturalmente, com a profissionalização do serviço os objetivos também foram ampliados: o espaço também é utilizado para a observação da interação entre mãe e criança, realização de psicodiagnósticos e, em alguns casos, o uso do brinquedo tem objetivo terapêutico", explica a psicóloga Viviane Neves Anaia.
Televisão com aparelho de DVD, mesinhas, cadeiras e pufes coloridos, livros e gibis, lápis de cor, brinquedos de plástico como minifogões, pia, carrinhos, telefones e quebra-cabeças de inúmeros temas, entre diversos outros atrativos, encantam os pequenos enquanto esperam pela consulta ou passam por tratamento.
Uma dessas pacientes é a pequena Eduarda Alves de Souza, de 2 anos e 10 meses. Internada na enfermaria pediátrica devido a uma pneumonia, a menina, que sofre de paralisia cerebral, gosta de assistir os desenhos animados na televisão e de brinquedos pequenos com som.
Para a mãe, Luciana Alves de Souza, 33 anos, o espaço contribui bastante para a melhora e bem-estar da filha. "Ela evoluiu muito depois que passamos a trazê-la aqui, percebo que fica mais animada, mais feliz", cita.
Ampliação - Segundo o secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, a brinquedoteca trata-se de um espaço de aproximação entre os profissionais e as crianças, possibilitando estímulo ao desenvolvimento.
O local fica disponível aos pacientes e acompanhantes e conta com atividades livres e dirigidas, dependendo do caso. Aos pacientes impossibilitados de frequentar o espaço, é disponibilizado material para ser utilizado na enfermaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ela é muito importante para nosso Portal